O “movimento Mindfulness” foi iniciado por Jon Kabat-Zin, em 1979, a partir da fundação do Centro de Mindfulness da Universidade de Massachussets (EUA), onde se desenvolveu o programa de “Redução de Estresse Baseado em Mindfulness” (MBSR),para manejo de estresse, dores e doenças crônicas.

Desde então, os programas baseados em Mindfulness, expandiram-se para diversos países, inclusive o Brasil. Atualmente Mindfulness está presente em vários contextos: na saúde, escolar, esportivo e no meio corporativo.

O conceito de Mindfulness foi traduzido para o português como atenção ou consciência plena e a cada dia é mais divulgado em programas de TV, jornais, revistas e outros meios de comunicação.

Podemos dizer que Mindfulness é uma forma particular de se prestar atenção, trazendo consciência ao que estamos vivendo, momento a momento, intencionalmente, com curiosidade ao que se apresenta, com uma atitude aberta e gentil.

Aprendemos a observar os nossos pensamentos, as sensações corporais, emoções e comportamentos assim que eles surgem. Reconhecendo e acolhendo o que estiver presente, sem mudarmos nada. Desta forma, nos tornamos íntimos dos nossos processos e padrões de funcionamento.

Podemos dizer então que é um estado mental a ser cultivado. Ao treinarmos esta habilidade nos desengajamos de respostas automáticas e reativas escolhendo respostas mais adequadas e eficazes para lidarmos com situações estressantes em vez de perder o equilíbrio, construindo uma vida mais harmoniosa em todos os campos de atuação, pessoal e profissional.

Como é o “Treinamento de promoção de saúde e redução de estresse baseado em Mindfulness ?”

É um programa teórico e prático, baseado nos principais protocolos internacionais, que se utiliza de técnicas de desenvolvimento do estado de Mindfulness, como estratégia para o cuidado da saúde. O programa é composto por práticas que foram estudadas cientificamente por mais de 30 anos. Está estruturado em encontros semanais de 2h de duração e em grupo ou vivenciado em formato intensivo em dois encontros.
Pesquisas científicas comprovam alguns dos benefícios destas práticas, como:

. Redução do estresse e da ansiedade
. Desenvolvimento da concentração e do foco
· Autocontrole e equilíbrio emocional
· Melhora na qualidade dos relacionamentos e da liderança
· Desenvolvimento da intuição, criatividade e inovação
· Melhora na capacidade de lidar com problemas;
· Melhora do sistema imunológico;
– Melhor manejo em doenças crônicas.

Odisséia Martins
Facilitadora de Mindfulness pelo Mente Aberta-UNIFESP, Mindful Eating no protocolo MB_EAT de Jean Kristeller- Universidade de Indiana e também no Desenvolvimento do Cultivo da Compaixão pelo Instituto Cultivo -México

Compartilhe: