Esta semana a cultura Hindu começa uma de suas principais celebrações: o Ganesha Chaturthi. Trata-se do festival Hindu comemorado em honra do deus com cabeça de elefante Ganesha. No calendário hindu estas celebrações que duram de 10 a 14 dias são realizadas no 4º dia da primeira quinzena (Shukla Chaturthi) no mês de Bhaadrapada, o que para nós do ocidente representa meados de agosto e setembro.

Na tradição védica Ganesha é um símbolo que representa Deus e seu estado de perfeição. Primeiro filho de Shiva e Parvati e o esposo de Buddhi, Ganesha é considerado o “Destruidor de Obstáculos” de ordem material ou espiritual, proporcionador do sucesso e da fartura, mestre do intelecto, da sabedoria e chefe do exército celestial. Por todos estes atributos, ele costuma ser invocado por seus devotos antes de qualquer tarefa.

Suas características físicas são bastante peculiares e repletas de simbolismos. Sua cabeça de elefante simboliza o contentamento pois sua face transmite paz e sua tromba remete ao discernimento e à habilidade em conduzir uma vida adequada. As orelhas simbolizam o dharma e o adharma, aquilo que é certo e errado e sua tromba posicionada entre as duas é capaz de levantar qualquer objeto. Os quatro braços de Ganesha seguram seu dente quebrado, um atiçador de elefantes, um laço e por último a mão que abençoa.

O Dia de Ganesha

No primeiro dia de celebração, os indianos tomam um banho de purificação e saem em procissão com suas representações de Ganesha confeccionadas previamente. Essa figura é colocada sobre um altar onde ficará pelo período da celebração e decorado com flores, guirlandas, luzes coloridas, etc. Ao longo destes dias, todas as manhãs e noites são feitas preces, orações, recitações, cânticos e oferendas.  No último dia da celebração, as representações são levadas novamente em procissão a um local de imersão, como rios e lagos, para serem depositados.

O Instituto Território do Ser, que já aplica a sabedoria indiana através das práticas do Hatha Yoga e Kundalini Yoga vai dar espaço a essa importante celebração hindu no Encontro de Primavera. Esse evento tem como objetivo promover o autocuidado e a saúde integral através de diversas atividades e com isso buscar a renovação pessoal. Venha participar desse evento e  prepare suas raízes para que floresça o mais belo de si.

Compartilhe: